Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Dicas para ajudar quem se candidata à vagas de emprego na área de TI

Visualizações: 182 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fala pessoal,
Nesse post, eu gostaria de compartilhar dicas para quem se candidata à vagas de emprego, que são meio óbvias, mas 90% das pessoas erram em pelo menos 1 desses tópicos.

Essas dicas são a MINHA visão sobre erros que vejo diversos candidatos cometendo nos vários processos seletivos que eu já conduzi e gostaria de ajudá-los a se preparar melhor para processos seletivos em geral.

1) Hoje em dia, muita gente não olha mais para currículo impresso. Muitas pessoas e empresas já preferem analisar o seu perfil do LinkedIn, já que tem informações atualizadas e MUITO mais informações sobre você. Se você conhece alguém que não tenha LinkedIn, dê esse toque pra essa pessoa.

2) Mantenha seu perfil do LinkedIn sempre atualizado. Fez um curso? Assistiu uma live interessante? Achou uma postagem interessante? Passou numa prova de certificação? POSTE! Os recrutadores gostam de saber que você está sempre estudando, correndo atrás e não está na zona de conforto.

3) NÃO minta no seu perfil: Já vi até experiências “fake” de um curso que orienta os alunos a fingir que “trabalharam” na empresa do curso para tentar enganar recrutadores e terem uma “1ª experiência na área”.

4) Ao se candidatar para uma vaga, PESQUISE SOBRE A EMPRESA. Já recebi currículos para a Power Tuning (Empresa de consultoria de dados) que a pessoa escreveu que a empresa era destaque no ramo automotivo na pergunta “Por quê gostaria de trabalhar aqui”. Pega MUITO MAL isso.

5) Tenha foco na vaga. Se a vaga é pra Engenheiro de dados e você não tem nada a ver com esse perfil (Ex: É desenvolvedor, DBA, etc), nenhuma experiência ou curso na área, não se aplique. Foque na área que você conhece ou então comece a fazer cursos e projetos nessa área (e poste no seu LinkedIn – Dica 1)

6) Tenha noção na sua pretensão salarial. Se você é estagiário ou Jr, tem pouca ou nenhuma experiência, ou tá em transição de carreira, não vai pedir 10.000 de salário, né?

7) Faça postagens próprias: É legal ver que você compartilha conteúdo de terceiros, sinal que está estudando. Mas é bom ver projetos e coisas que VOCÊ FEZ.

8) Seja mais detalhista nas suas experiências de trabalho: Detalhe quais ferramentas utilizou, por quanto tempo, quais desafios resolveu, projetos que atuou. Descrições genéricas como “Análise e gestão de dados” ou “Criação e gestão de BI” não agregam em nada.

9) Tem vários cursos onde você aprende a criar uns dashboards lindos e super chamativos. Mas não fique postando somente esse dashboard. Um monte de gente vai postar esse mesmo relatório que você. Use o que aprendeu no curso para criar a sua versão.

10) Interaja mais com as pessoas: Siga pessoas referências na área, comente nos posts, pergunte, leia os seus artigos, participe de lives, vá em eventos presenciais na sua cidade. A área de TI tem esse diferencial em relação às outras. É muito conteúdo de alta qualidade e gratuito. Você só precisa querer aprender.

11) Faça NETWORKING. Isso ajuda DEMAIS a conseguir se recolocar melhor. Ser indicado por alguém de confiança e que seja conhecida na área, ajuda bastante.

12) Monte seu portfolio: Isso ajuda o recrutador a entender o que você realmente sabe NA PRÁTICA. Poste seus códigos num GitHub, publique alguns relatórios e divulgue o link. Tudo conta.

13) Seja completo na sua área de atuação: Se você quer seguir na área de engenharia de dados, não fique postando só sobre Power BI e/ou Python. Estude, pratique e poste também sobre Modelagem, SQL, algumas ferramentas de ETL/ELT, nuvem, etc.

14) Pratique mais: Não fique só lendo artigo, assistindo live e vídeos. Coloque o que aprendeu em prática, faça seus laboratórios, testes ou pequenos projetos, senão você vai esquecer tudo isso rapidinho. Além disso, vai poder postar sobre o conteúdo que você leu/assistiu e depois do exercício/projeto que você fez em cima desse conteúdo 🙂

15) Na sessão “Resumo” do seu LinkedIn, descreva um pouco sobre você, qual sua área de atuação, quais os principais desafios já trabalhou e um resumo das ferramentas que você domina e quanto tempo você tem de experiência em cada.

16) Tem dúvidas sobre quais as ferramentas mais utilizadas na empresa para você se preparar para entrevista? Pesquise sobre a empresa no LinkedIn, procure por algumas pessoas que trabalham lá e dê uma olhada no perfil dessas pessoas. Pode extrair dicas valiosas para se preparar melhor.

17 Não poste apenas reclamações nas redes sociais.

18) Se for enviar ou anexar um currículo, coloque o seu nome no arquivo. Profile(1) ninguém vai achar.

19) Me siga para mais dicas 🙂