Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Quebrando strings em sub-strings utilizando separador (Split string)

Visualizações: 19.500 views
Esse post é a parte 1 de 5 da série String Split
Tempo de Leitura: 4 minutos

Olá Pessoal!
Boa noite!

Hoje eu vou apresentar uma função criada pelo meu amigo Murilo Mielke, que permite quebrar uma string delimitada por algum (ou alguns) caracter em sub-strings. Para quem é desenvolvedor Web, é o que faz a função explode do PHP ou a Split do Java, Javascript, C#, etc..

Basicamente, você tem uma string como o exemplo abaixo:

nome;nascimento;email
Nome 1;1994-05-29;[email protected]
Nome 2;1981-07-10;[email protected]
Nome 3;2001-02-27;[email protected]

Imagine que você queira recuperar apenas o nome e o e-mail dos registros acima. Dividindo cada linha utilizando o caracter “;” como separador, temos uma 3 sub-strings. É exatamente isso que a função abaixo faz:

Exemplos de uso:

Utilizando o CLR

Uma outra alternativa para resolver esse problema é utilizar o CLR, recurso que permite criar códigos escritos em .NET (C# ou VB.NET) dentro do SQL Server, onde geralmente possuem um desempenho bem superior aos códigos T-SQL. Caso você não saiba o que é o SQLCLR, saiba mais acessando o post Introdução ao SQL CLR (Common Language Runtime) no SQL Server.

Código-fonte da função C#
Visualizar código-fonte da função C# (CLR)

Código-fonte da função C# em T-SQL:
Clique aqui para visualizar o código T-SQL para criar essa função

Teste de performance

Enquanto as duas funções nos trazem o mesmo resultado, a forma de execução delas é totalmente diferente. A função T-SQL é mais simples de ser implementada (basta um F5), e a função CLR dá mais trabalho para ser criada no banco, pois será necessário criar um assembly no Visual Studio para utilizá-la (caso você não tenha nenhum. Se você já tem um criado, aí é fácil) além do fato de ser escrita em C#, uma linguagem amplamente conhecida por desenvolvedores, mas nem tanto por DBA’s (Tudo isso já foi falado no post de introdução do SQL CLR).

Dado essas fatos, você deve estar se perguntando: “Então porque utilizar a função CLR? Qual a vantagem?”. E a resposta é essa: PERFORMANCE.

Query utilizada para os testes:

Resultado:
SQL Server - Split function CLR TSQL performance

Como vocês podem observar, a tabela de testes possui 81.753 linhas, onde cada linha possui 4 palavras separadas pelo caracter “|”, e apliquei a função 4 vezes, para recuperar cada uma dessas palavras, de cada linha.

O resultado apresentou um argumento bem convincente para utilizar a função CLR: Enquanto a função T-SQL demorou 213,2 segundos para realizar esse processamento, a função CLR (que faz a mesma coisa) precisou de apenas 3,6 segundos. Uma diferença de performance de quase 60 vezes a mais, se utilizando o CLR.
Incrível!

sql server split explode divide string strings table valued function

sql server split explode divide string strings table valued function

Simples assim!
Até o próximo post.