Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Connect-PowerBIServiceAccount : Failed to populate environments in settings

Visualizações: 1.581 views
Tempo de Leitura: 3 minutos

Introdução

Fala pessoal!!

Nesse post, eu gostaria de demonstrar pra vocês a solução de um problema que aconteceu comigo uns dias atrás, quando a rotina de atualização automática do conjunto de dados do Power BI (Como utilizar o PowerShell e a API com o Agent ou SSIS para automatizar a atualização de um conjunto de dados do Power BI) parou de atualizar, apresentando a mensagem de erro abaixo:

Connect-PowerBIServiceAccount : Failed to populate environments in settings

Esse recurso é muito interessante, pois permite que você utilize Cmdlets do PowerShell para atualizar conjuntos de dados do Power BI após a execução da atualização dos dados nas fontes de dados, evitando a necessidade de ter que sincronizar a atualização dos dados na fonte e atualização do conjunto de dados no Power BI.

Como corrigir o problema

A solução desse problema acaba sendo muito simples: Basta atualizar os Cmdlets do Power BI no seu servidor. Para saber se você está usando a versão mais atual de forma rápida, basta tentar instalar novamente os cmdlets usando o comando abaixo:

Se aparecer uma mensagem como a mensagem abaixo, é porque a versão do seu cmdlet está desatualizada:

Caso seja esse o seu caso, vamos remover a versão atual e realizar uma nova instalação. Para isso, navegue até o diretório “C:\Program Files\WindowsPowerShell\Modules” e remova os diretórios destacados abaixo:

Após remover esses diretórios, tente realizar a instalação dos cmdlets novamente:

Pronto! Agora os seus scripts Powershell para gerenciamento do Power BI estão atualizados e funcionando corretamente:

Caso o seu PowerShell acuse erro ao tentar executar o comando Install-Module, é porque sua máquina ainda está utilizando o PowerShell 4.0 ou anterior. Se esse é o seu caso, você precisará instalar o Windows Management Framework 5.1 para adicionar esse módulo ao seu PowerShell. Caso você queira atualizar a versão do seu Powershell para a mais recente, acesse esse link aqui.

Se vocês quiserem saber mais sobre como atualizar o conjunto de dados do Power BI utilizando cmdlets do PowerShell, não deixe de ler o meu artigo Como utilizar o PowerShell e a API com o Agent ou SSIS para automatizar a atualização de um conjunto de dados do Power BI.

Então é isso, pessoal!
Espero que tenham gostado dessa solução para um problema bem simples de resolver, mas que não tem muita documentação na Internet.

Um grande abraço e até a próxima!