Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Marketing e TI: descubra os benefícios de integrar essas áreas na sua empresa!

Visualizações: 199 views
Tempo de Leitura: 4 minutos

O uso de dados e tecnologias diversas são práticas comuns em diversas áreas, pois contribuem com ações estratégicas e mais ágeis nas empresas. A união do Marketing e TI, por exemplo, agrega muitos benefícios, melhorando o uso de equipamentos tecnológicos e sistemas, bem como o modo de lidar com informações e acessos, trazendo fluxos mais eficazes e estratégias mais efetivas.

Os setores de Marketing e TI podem atuar conjuntamente de modo a melhorar a comunicação com o público e os setores, aprimorando as estratégias de divulgação, além de fortalecer a marca.

Graças a evolução tecnológica esta aproximação entre TI (Tecnologia da Informação) e marketing é possível, permitindo agregar mais automação à rotina e trazer decisões mais pautadas, transformando positivamente o desempenho da empresa.

A união do Marketing com o TI e seus impactos na empresa

A tecnologia tem influenciado positivamente o departamento de Marketing, ajudando as empresas de diferentes segmentos a obterem resultados positivos, visto que o uso da tecnologia é inserido e otimizado.

Mais ainda, as estratégias de marketing podem ser ainda melhores por contar com ferramentas que possibilitam as análises de dados ou otimizam a performance das equipes como um todo, ajudando na relação com os clientes, além de potencializar os lucros e vendas.

O crescimento positivo se dá por conta da junção do Marketing e TI, que proporcionam novas formas de atuação e oportunidades para os negócios.

Como estes setores se complementam?

Os avanços no setor de tecnologia permitem que o marketing possa ser aprimorado, e um exemplo claro disso é o desenvolvimento de softwares como o CRM (Customer Relationship Management).

Tais ferramentas podem ser implementadas para automatizar tarefas e agregar agilidade e precisão nos processos.

Considerando que é o setor de TI que disponibiliza essas plataformas, ou mesmo as otimiza e demonstra os fluxos, é essencial que o departamento de marketing tenha uma proximidade com a área, desenvolvendo e encontrando os softwares que melhor atendem à rotina.

Vantagens da aproximação do Marketing e TI

Há diversos benefícios que as empresas podem aproveitar ao unir as potências de ambas as áreas, visto que os dois setores são estratégicos e podem melhorar as ações, fluxos e resultados de uma empresa. 

Assim, é importante conhecer as principais vantagens de criar projetos integrados e/ou unir as áreas de atuação:

 

1) Aumenta as oportunidades de aproximação com consumidores

As ferramentas do setor de TI proporcionam mais oportunidade dos profissionais de marketing entenderem o perfil do público-alvo, bem como segmentá-los por meio de ferramentas de uso intuitivo. 

Esta vantagem e possibilidade faz muita diferença no processo de criação das estratégias para o marketing e do planejamento de conteúdos, visto que podem ser mais adequadas ao perfil dos clientes alcançados e que se deseja alcançar.

A equipe pode, por exemplo, investir mais no conceito de Inbound Marketing, que visa uma divulgação publicitária mais sutil, diferente da publicidade tradicional que é mais agressiva. Afinal, sabe-se exatamente como e com quem falar, fazendo-o localizar a marca.

Por meio de etapas como atração, conversão, vendas e encantamento, as empresas conseguem divulgar seus produtos e serviços com eficiência e despertar a vontade no consumidor de procurar voluntariamente pela empresa, conhecendo mais sobre o trabalho da organização.

Quanto mais conhecimento sobre os consumidores, maiores serão as chances de oferecer uma experiência de qualidade, que torna o processo de fidelização mais fácil.

 

2) Possibilita o acompanhamento dos resultados

O CRM e o Interaction Analytics são ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar os dados, além de ajudar a equipe das campanhas publicitárias a fazerem o monitoramento em tempo real das divulgações feitas, tudo por meio da tecnologia disponibilizada pela equipe de TI e do trabalho de cientistas de dados.

Acompanhar o desempenho é importante para ver se as estratégias de marketing estão surtindo o efeito esperado. Quanto mais rápida for a mensuração, mais ágil poderá ser a resposta de marketing.

As empresas que utilizam anúncios pagos, por exemplo, precisam acompanhar os resultados para entender, por exemplo, o que precisa ser melhorado e quais estratégias estão surtindo melhor efeito, para ter campanhas futuras mais adequadas.

Para isso, as campanhas podem ser desenvolvidas em plataformas como o Twitter Ads, Google Ads, Facebook Ads, entre outras.

3) Traz economia de tempo e recursos

O alinhamento do Marketing e TI pode impactar positivamente o gerenciamento dos recursos da empresa, principalmente dinheiro e tempo. 

Com acesso aos dados que as ferramentas que o TI oferece e o uso de plataformas adequadas para a otimização das rotinas, as ações de marketing se tornam mais precisas e qualificadas.

O que pode ser utilizado para o sucesso da união do Marketing e TI?

A junção destas duas áreas é algo que exige decisões assertivas por parte dos líderes e gestores dos dois setores. Algumas dicas práticas que podem ajudar são:

  • Aposte na computação em nuvem;
  • Invista na contratação do profissional híbrido;
  • Adote tecnologias para unificar a comunicação das duas áreas;
  • Alinhe os KPIs (Indicadores de desempenho);
  • Faça investimentos na infraestrutura de cada setor.

Estas são medidas que podem melhorar o desempenho tanto do marketing quanto do TI, motivando os funcionários a dar o melhor de si para o desenvolvimento de estratégias de Marketing de Conteúdo e análise de dados.

Deste modo, a junção do Marketing e TI é uma excelente maneira de desenvolver estratégias que ajudam a conquistar novos clientes, fortalecer a imagem da marca, além de permitir que estas duas áreas importantes da empresa possam trabalhar em harmonia para gerar ótimos ganhos à companhia.