Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server 2017 e Azure SQL Managed Instance

Visualizações: 599 views
Tempo de Leitura: 5 minutos

OlĂ¡ pessoal,
Tudo bem com vocĂªs?

SQL Server 2017

Mais uma vez, a Microsoft nos surpreende com as suas inovações no produto SQL Server. Menos de um ano apĂ³s o lançamento do SQL Server 2016, a Microsoft jĂ¡ estĂ¡ se preparando para lançar uma nova versĂ£o do produto, que Ă© o SQL Server 2017. Se formos pensar nas versões anteriores (2000 > 2005 > 2008 > 2012 > 2014 > 2016), vimos que os intervalos começaram bem grandes entre as versões, e a partir da versĂ£o 2012 a Microsoft começou a lançar novas versões a cada 2 anos. O que a grande maioria dos profissionais SQL Server esperava, era o SQL Server 2018, mas a Microsoft se antecipou e vai lançar uma versĂ£o recheada de novidades (novamente).

Enquanto seus concorrentes inovam a passos de tartaruga em “slow motion”, a Microsoft vem cada vez mais, trazendo uma gama de novos recursos, melhorias e novidades impressionantes em um curto intervalo de tempo, como vimos no post SQL Server 2016 – Lista de novidades e novos recursos.

Durante o evento Microsoft Data Amp, realizado no dia 19/04, o SQL Server 2017 foi apresentado para o pĂºblico (SQL Server 2017 Community Technology Preview 2.0), disponĂ­vel para Windows e Linux.

Entre os novos recursos disponĂ­veis atĂ© entĂ£o, podemos destacar:

  • UtilizaĂ§Ă£o da linguagem Python para realizaĂ§Ă£o de Advanced Analytics (antes era possĂ­vel apenas com R)
  • Suporte Oficial ao SQL Server no Linux, inclusive com documentaĂ§Ă£o na MSDN
  • UtilizaĂ§Ă£o de Graph extensions, que permitem a criaĂ§Ă£o de relacionamentos entre dados para obter uma melhor anĂ¡lise e insights importantes para o seu negĂ³cio, muito Ăºtil em cenĂ¡rios como anĂ¡lise de fraude, redes sociais, gerenciamento de riscos, anĂ¡lise preditiva, etc.
  • Melhorias no Adaptive Query Processing, que vĂ£o gerar melhorias nas cargas de trabalho em diversas situações em que as metodologias clĂ¡ssicas de Performance Tuning nĂ£o se mostram eficazes
  • Resumable online indexing, recurso inovador que permite realizar o REBUILD de um Ă­ndice online e PAUSAR essa operaĂ§Ă£o conforme a sua vontade, seja para liberar recursos no servidor para realizar algum processo urgente ou outra necessidade qualquer, e CONTINUAR de onde parou.
  • It just runs faster. VĂ¡rias melhorias de performance foram aplicadas no SQL Server 2017, fazendo com que suas aplicações sejam executadas mais rapidamente com o mĂ­nimo (ou nenhum) esforço.

Para conferir o anĂºncio oficial do SQL Server 2017, acesse este link. Acompanhe tambĂ©m o Blog dos desenvolvedores do SQL Server para ficar sempre ligado com as novidades que estĂ£o vindo por aĂ­.

Veja também, os vídeos oficiais dos novos recursos do SQL Server 2017, apresentados no evento Microsoft Data Amp:

Quer baixar e começar a testar o SQL Server 2017 agora?

Azure SQL Managed Instance

Como se jĂ¡ nĂ£o bastassem as novidades do SQL Server 2017, a Microsoft resolveu inovar na nuvem tambĂ©m. Se muita gente nĂ£o podia/queria migrar suas instĂ¢ncias SQL Server On Premisses para o Azure SQL Database por conta de falta de recursos, como o CLR, SQL Agent, possibilidade de uso do Cross-database, entre outros, isso nĂ£o serĂ¡ mais desculpa, pois a Microsoft anunciou que irĂ¡ suportar instĂ¢ncias SQL Server como serviço, funcionando de uma forma muito similar a que utilizamos hoje, nas nossas instĂ¢ncias locais.

Com isso, as migrações para o Azure ficaram mais fĂ¡ceis do que nunca! AlĂ©m disso, a responsabilidade sobre a gestĂ£o da VM, do sistema operacional e das configurações do SQL Server continuarĂ£o nas mĂ£os do DBA, mas todos os avanços da nuvem tambĂ©m estĂ£o presentes, como o Elastic Pool, rotinas de Patching e backups automĂ¡ticos, facilidades para adicionar discos, etc.

Com isso, a Microsoft cria um meio termo entre uma instĂ¢ncia SQL Server local e as instĂ¢ncias Single Database Model, que funcionam atualmente no Azure, permitindo que vocĂª possa ter mais controle e recursos, utilizando o modelo Managed Instance ou maior isolamento, utilizando o modelo Single Database, conforme demonstrado abaixo:

Para saber mais sobre essa novidade, nĂ£o deixe de visitar este link.

É isso aí, pessoal!
Muitas novidades estĂ£o vindo para o SQL Server.

Acompanhe o blog para ficar por dentro de todas as novidades!
Forte abraço.