Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como enviar o resultado de uma query por e-mail no formato HTML utilizando o CLR (C#)

Visualizações: 3.499 views
Tempo de Leitura: 7 minutos

Olá pessoal!
Bom dia.

Neste post vou demonstrar como exportar o resultado de uma query para uma string no formato HTML, de modo que você possa enviar o resultado da query por e-mail de uma forma que seja legal visualmente. Eu já havia feito algo parecido no post Como exportar dados de uma tabela do SQL Server para HTML, mas neste post vou trazer uma solução ainda mais completa, personalizável e prática, utilizando o CLR.

Eu acabei optando por utilizar o CLR para essa solução porque eu tenho preferência em trabalhar com função ao invés de Stored Procedure quando preciso fazer formatação e conversão de strings, justamente por poder utilizar em SELECT, UPDATE, etc com mais facilidade. Como preciso utilizar query dinâmica para isso, não dá pra fazer com uma scalar-function no Transact-SQL, enquanto numa CLR Scalar-function isso é possível.

Pré-requisitos para o uso da função

Classe Utils.cs
Nessa classe, vou adicionar algumas funções genéricas, que utilizo em várias outras SP’s e rotinas do CLR e portanto, podem ser reaproveitadas.

Classe Servidor.cs
Nesta classe, utilizo configurações para armazenar as strings de conexão e métodos gerais para identificação do servidor em que estou atualmente conectado utilizando o CLR.

Como exportar o resultado de uma query para HTML

Agora que os pré-requisitos foram atendidos, vamos ao código-fonte da classe principal, que é o motivo desse post.

fncExporta_Query_HTML.cs

O legal dessa função, é que o estilo do HTML gerado é personalizável através de uma tabela no banco de dados, que é a dbo.HTML_Layout_CSS. Você pode criar várias formatações utilizando as regras CSS e utilizá-los nessa função para gerar e-mails personalizados. Caso a tabela não tenha nenhum registro, a função já aplica um estilo padrão (mas você precisa ao menos criar essa tabela no banco de dados que o seu CLR irá utilizar).

Segue script de criação da tabela e alguns exemplos de como personalizar os estilos:

Parâmetros de utilização da função

Ds_Query: Query que será utilizada para consultar os resultados que serão exportados para HTML
Ds_Titulo: String que será utilizada como título da tabela HTML gerada. Caso você não queira utilizá-lo, basta informar a string vazia
Fl_Estilo: Número que indica o Id_Layout da tabela dbo.HTML_Layout_CSS que será utilizado para formatar o HTML gerado
Fl_Html_Completo: Flag booleana (0 ou 1) que indica se será gerado o HTML completo (html, body, etc) ou apenas o HTML da tabela

Exemplos de uso

Uso simples – Apenas gerando o HTML

Gravando o HTML gerado no disco

* O código da stpEscreve_Arquivo você pode encontrar no post SQL Server – Como listar, ler, escrever, copiar, excluir e mover arquivos com o CLR (C#).

Gravando o HTML de duas queries no disco

Gravando o HTML de três queries no disco, sem título, utilizando outro estilo e enviando por e-mail

Caso você não tenha configurado o Database Mail da sua instância ou precise de ajuda para configurar, veja mais acessando o post SQL Server – Como ativar e configurar o Database mail para enviar e monitorar e-mails pelo banco de dados (sp_send_dbmail).

Espero que tenham gostado desse post e até o próximo.