Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server – Como fazer uma integração do banco de dados com o Ryver e enviar mensagens utilizando CLR (C#)

Visualizações: 359 views
Tempo de Leitura: 5 minutos

Olá pessoal,
Bom dia!

Neste post vou demonstrar como fazer uma integração do banco de dados com o Ryver e enviar mensagens utilizando CLR (C#), que é o principal concorrente do Slack, no qual já demonstrei como fazer essa mesma integração no post SQL Server – Como fazer uma integração do banco de dados com o Slack e enviar mensagens utilizando o CLR (C#).

Caso você não conheça ou não saiba utilizar o CLR no SQL Server, descubra como acessando o post Introdução ao SQL CLR (Common Language Runtime) no SQL Server.

O que é o Ryver ?

Para quem não conhece, o Ryver é um dos comunicadores corporativos mais famosos e utilizados em todo o mundo, principal concorrente do Slack e tem a proposta de substituir a comunicação via e-mail por fórums privados e públicos (dentro do time) focados em determinadas equipes e/ou assuntos. Você pode criar grupos públicos, onde toda sua equipe pode interagir e colaborar e grupos privados para cada setor, onde somente quem está no grupo pode visualizar as mensagens.

O Ryver permite que você responda e-mails pela própria ferramenta, envio e compartilhamento de arquivos (sem limite de armazenamento), envio de mensagens privadas e muito mais, tudo de graça (não há versões premium, propagandas e nenhum recurso pago).

Onde e como posso usar o Ryver na minha empresa?

Esse recurso é especialmente útil para criar equipes na sua empresa e gerar alertas e monitoramentos por equipe, onde cada equipe recebe apenas os alertas referentes às suas atividades. Além disso, você pode utilizar os grupos abertos para enviar informativos e notificações que interessam para a empresa toda. Tudo isso, sem custo algum e você pode receber por e-mail, visualizar na Web e no seu smartphone.

Uma outra forma legal de se utilizar o Ryver, é enviar acompanhamento de metas de vendas para o setor de comercial, de forma que os gerentes regionais e locais possam acompanhar a performance da equipe de vendas em tempo real, sem ter que ficar consultando e abrindo relatórios, onde quer que eles estejam, mesmo fora da empresa.

Caso sua empresa adote o Ryver, o setor de RH pode utilizar o serviço para enviar mensagens e informativos para os colaboradores. Enviar mensagens de natal, uma mensagem especial no aniversário do colaborador, etc.

Enfim, a vantagem do Ryver é que ele pode ser enviado de várias formas diferentes (E-mail, Web, Smartphone), onde quer que você esteja, dentro ou fora da empresa e representa uma grande revolução na forma em que as pessoas interagem com as informações.

Como adicionar usuários ao Ryver

O primeiro passo para criar a integração, é criar sua conta no Ryver, acessando este link. Uma vez criada, você receberá um e-mail para logar na sua conta.

Após criar a sua conta, o próximo passo é criar um usuário que a sua aplicação ou ferramenta irá utilizar para realizar o envio das mensagens. Esse usuário deve estar presente em todos os grupos, caso contrário, não será possível realizar o envio das mensagens para esse grupo.

Tela inicial do Ryver

Para incluir novos usuários, clique no seu nome, no canto inferior esquerdo e selecione a opção “Admin Settings”.

Na tela que irá abrir, clique no botão “Invite User” e será aberta uma nova janela, onde você irá digitar os e-mails das pessoas que você deseja convidar para a sua conta do Ryver. Recomendo que você adicione um usuário exclusivamente para o envio das mensagens, mas caso você queira, pode utilizar o seu próprio usuário mesmo.

Para criar alguns exemplos, vou criar um fórum livre e alguns times privados, conforme abaixo:

Como integrar o banco de dados ao Ryver

Uma vez que você já criou sua conta no Ryver e já cadastrou o usuário que você irá utilizar para enviar as mensagens para as equipes, vamos à parte interessante: Criar o código .NET (C#) que irá realizar a integração do banco de dados SQL Server com a API do Ryver.

Como pré-requisito para utilizar essa procedure, você precisará criar a classe Retorno, disponível no post SQL Server – Como enviar avisos e mensagens de erro para o banco pelo CLR (C#) para utilizar o método Retorno.Erro e assim, enviar mensagens de erro, caso ocorram. Você também pode optar por comentar o código e remover as chamadas para esse método (e comentar também o using Bibliotecas.Model), mas não aconselho, pois você não saberá quando ocorreu algum erro na sua chamada à SP de envio de mensagens para o Ryver.

Como identificar a URL:

Como identificar o nome do usuário:

Como identificar o ID do fórum ou sala privada:

Como adicionar um usuário em um grupo:

Código-fonte da Stored Procedure:

Exemplos de uso para grupo aberto

Resultado

Exemplos de uso para grupo privado

Resultado

Resultado no Celular

É isso aí, pessoal!
Espero que tenham gostado desse post.
Um abraço e até a próxima.

sql server clr .net dotnet framework c# csharp integration como criar integração banco de dados database como enviar mensagens how to send messages notifications notificações grupo privada dm Ryver

sql server clr .net dotnet framework c# csharp integration como criar integração banco de dados database como enviar mensagens how to send messages notifications notificações grupo privada dm Ryver