Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Power BI – Quem são os Microsoft MVP’s do Brasil ?

Visualizações: 1.956 views
Tempo de Leitura: 5 minutos

Fala pessoal!
Em um dos últimos posts de 2018, gostaria de compartilhar com vocês um dashboard do Power BI com as informações de todos os MVP’s do Brasil, que estão disponíveis no portal Encontre um MVP.

O que é MVP?

Para quem não conhece o programa Microsoft MVP (Most Valuable Professional), ele reconhece líderes comunitários que já demonstraram um compromisso exemplar ao ajudar os outros a obter o máximo de sua experiência com as tecnologias Microsoft. Eles compartilham sua paixão excepcional, o conhecimento do mundo real, e conhecimentos técnicos com a comunidade e com a Microsoft.

Essas contribuições podem ser através de:
– Submetendo códigos-fonte para projetos
– Pessoalmente falando (palestras e eventos)
– Ajudando os outros em fóruns, (e porquê não grupos de Telegram/Whatsapp)
– Criando conteúdo (artigos, blog posts, vídeos gravados, webcasts, lives)
– Fornecendo feedback para os produtos Microsoft

Eu já havia comentado sobre o programa no meu artigo Congratulations 2018-2019 Microsoft MVP!, que escrevi quando recebi a confirmação que eu havia entrado para o programa, que uma das missões desses profissionais, é levar tecnologia, inovação e conhecimento para as comunidades onde ele se encontra (e porque não, para o mundo todo, através dos conteúdos criados por ele na Internet).

Se você quer ajudar a criar e organizar mais eventos de TI na sua região e começar a participar e contribuir mais para a comunidade técnica de tecnologia, um bom caminho é procurar um desses profissionais para te ajudar a alcançar esse objetivo, de modo que os 2 se ajudem nessa empreitada.

Voltando ao foco: Power BI

Voltando ao foco do Power BI, após assistir ao vídeo POWER BI – Conector Web. Como capturar sites com mais de uma página, do Rafael Mendonça, tive a ideia de utilizar o conector Web do Power BI pra fazer um Webscraping das informações disponível no Portal dos MVPs e criar um painel.

Nessa etapa, tive dificuldades na parte de capturar o link da foto do perfil e a URL do perfil, pois essas informações ficam como atributos das tags A e img e a interface do Power BI não suportava fazer isso, apenas editando o código M, que estava assim, bem modesto:

Chamei no Rafael no Whatsapp pra ver com ele se não tinha uma forma mais fácil de capturar isso, sem ter que editar o código M manualmente. Foi aí que ele comprou essa ideia e fez um painel bem mais completo do que eu estava idealizando, trazendo até as últimas 10 contribuições de cada MVP, que ficou assim:

Realmente, o cara é fera DEMAIS no Power BI.. Se você ficou curioso de saber como ficou o código M que ele utilizou para construir esse relatório, segue abaixo:

Em Janeiro, vou fazer uma participação especial no canal do Youtube do Rafael Mendonça, demonstrando junto com ele, como esse relatório foi construído passo a passo.

UPDATE: Conforme prometido aqui, segue abaixo o vídeo da live que realizamos explicando sobre o programa Microsoft MVP e como o relatório foi desenvolvido passo a passo.

Um abraço e até o próximo artigo!